ENTENDA TUDO SOBRE PADRONIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA SUA FRANQUIA ALIMENTÍCIA – Conaq

ENTENDA TUDO SOBRE PADRONIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA SUA FRANQUIA ALIMENTÍCIA

Saiba como padronizar seu negócio apostando na confiança da marca.

Padronizar a produção de uma franquia de alimentação pode ser mais essencial para o seu negócio do que se imagina, uma vez que, em qualquer loja que se vá, se encontrará o mesmo produto com a mesma qualidade e padrão. 

Nesse âmbito a uniformização transmite ao consumidor maior confiança e segurança sobre o produto, e assim gera uma maior aceitação do mercado por sua marca. Por isso, medidas eficazes são indispensáveis para implementar essa estratégia de negócio, sendo essas:

1) Implementar manuais na produção

O passo mais importante é ter na franquia manuais que especifiquem como realizar a produção. Dentre esses manuais, o de boas práticas de fabricação (BPF) se faz essencial, isso porque quando o elaboramos levamos em consideração todas as etapas do processo e as características do local. Assim, detalhamos qual a melhor forma de realizar cada parte do processo.

Além disso, contém no mesmo orientações sobre como manusear cada equipamento e como fazer a limpeza dos mesmos. O documento ainda indica sobre quais as boas práticas de fabricação ditas como obrigatórias pela ANVISA em qualquer indústria alimentícia.

2) Capacitar os funcionários

Pouco se faz útil ter um manual detalhado sobre como realizar um processo se falta qualificação para quem for desempenhar esse papel. Por isso, também é de extrema importância se investir na qualificação profissional dos funcionários por meio de cursos e treinamentos.

Vale salientar que para dar certo um processo precisa que todas as etapas sejam bem executadas, porém para dar errado basta um único erro na produção.

3) Cozinha central

Uma opção cada vez mais adotada no ramo de franquias alimentícias é a ideia de um cozinha central que prepara todos os produtos e entrega as unidades para sua utilização. Dessa forma, além de reduzir os gastos com equipamentos para cada loja, tornando o negócio mais atrativo para novos investidores, a rede ainda investe na padronização do produto. Visto que não importa onde seja distribuído o produto, a fabricação dele será a mesma, mantendo uma uniformidade no resultado, e assim agregando confiança a marca.

4) Contrato de relação de franquias

Além dos três pontos tratados acima, é muito importante que o franqueado cumpra com os padrões pré-estabelecidos, e para isso se faz de grande importância um bom contrato de franquia. Para tal sugerimos a assessoria jurídica da LOCUS JR, empresa que trabalha no ramo jurídico e trata da parte contratual, diminuindo as dores de cabeça com tais assuntos.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Gabriel Borsatto

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO