FUNGOS: OS ALIMENTOS DO FUTURO

Os alimentos do futuro: Saiba mais sobre os fungos e benefícios que eles podem proporcionar.

Inseridos e agrupados em seu próprio reino, conhecido como reino Fungi, o grupo conta com organismos diversos, que vivem em diferentes ambientes terrestres e variam em forma e tamanho. 

, A diversidade organismos, as suas funções chegam a ser bastante amplas. Enquanto algumas espécies podem ser consideradas patogênicas – podem produzir doenças – aos seres humanos, outras são utilizadas em prol do mesmo, podendo ser utilizado para o desenvolvimento de novos produtos no ambiente fármaco e até na utilização para a humana alimentação.

  • O protagonismo dos fungos na alimentação

Algumas utilizações dos fungos na produção de alimentos já são muito rápidos, principalmente quando falamos de bebidas alcoólicas como o vinho – o qual se utiliza da fermentação da uva para o desenvolvimento da bebida – ea cerveja – tendo como processo a fermentação da cevada. Outro processo muito comum é a produção de pães e alguns queijos específicos.

Dentre as inúmeras espécies do reino Fungi, quando se fala da alimentação, os protagonistas são os cogumelos: shiitake, champignon, shimeji, funghi, porto belo, entre outros. Vale ressaltar que nem todo cogumelo é comestível, sendo assim, é necessário cuidado redobrado quando encontrar alguma espécie, visto que alguns são tóxicos e podem ocasionar a morte. 

Os cogumelos, que já são bem conhecidos, possuem uma quantidade relativamente baixa de calorias e são bastante nutritivos, possuem antioxidantes e vitaminas do complexo B. Além disso, são também ricos em potássio e com baixo teor de gordura.  Como uma das suas características principais, os cogumelos possuem um valor proteico significativo para uma fonte não animal. 

Desejando ao grande aumento da população vegetariana e vegana no mundo, que buscam uma melhoria na saúde e mudança nos padrões alimentares, os cogumelos criados a se tornar uma opção oferecida , já que sua quantidade de proteínas é explicitamente. É importante ressaltar que os cogumelos não são fontes de proteína na versão natural, apenas considerada fonte de carboidrato com alta concentração de proteínas. 

  • Fungos como alimentos do futuro 

Torne- se descomplicado em diversos substratos, levando-nos a acreditar como uma forte oportunidade para o mercado de alimentos no futuro . 

Mesmo que algumas espécies do reino Fungi já sejam muito apreciados e desfrutadas pela população, outras são pouco comentadas e passaram a ser exploradas faz um curto período de tempo. O reino Fungi , por ser relativamente pouco conhecido ainda, nos traz diversas oportunidades para ser trabalhado! 

Se ficou interessado no assunto e gostaria de tirar dúvidas sobre o tema ou até mesmo relatar problemas com o seu negócio , nós, da CONAQ, estamos à disposição para ajudar. Entre em contato conosco!

Artigo produzido por Ana Paula Steil .

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO