Conheça o mercado pet food e os requisitos para iniciar um negócio nesse setor
O Brasil é um dos países mais relevantes no cenário pet food mundial. Atualmente, o país ocupa a 7ª posição em faturamento no ranking global da indústria pet food. Em 2020, o faturamento da indústria foi de R$27,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).
Mas exatamente do que se trata essa área?
Apesar de estar em ascensão, a indústria pet food não é uma novidade. Originou-se no início dos anos 1860, quando o americano James Spratt criou o primeiro biscoito para cães à base de farinha e água. Com o passar do tempo, surgiu uma variedade muito maior de produtos que são destinados à alimentação animal, muitos deles com uma composição mais completa, diversa e nutritiva.
Como abrir meu negócio na área de alimentos animais sem ter o conhecimento técnico?
Não possuir conhecimento técnico na área da produção de pet food não é um impedimento para se inserir nesse mercado. É possível abrir um negócio a partir de uma consultoria de uma empresa especializada.
Desde o desenvolvimento do produto, rotulagem, embalagem e até mesmo a adequação perante a legislação vigente nós da CONAQ conseguimos te ajudar.
Quais são os produtos que abrangem a indústria pet food?
A lista de alimentos para animais de estimação já é bastante extensa, e surgem inovações a cada dia. Destacam-se, por exemplo, alguns tipos de produtos: ração, biscoitos, molhos, sachês, ossinhos e petiscos.
Esses produtos listados podem ou não ter outras funcionalidades além da alimentação do animal. Alguns, por exemplo, possuem tecnologia para ajudar a limpar os dentes do animalzinho.
