WhatsApp

(48) 98453-2219

5/5

O QUE PRECISO PARA COMEÇAR A COMERCIALIZAR CARNES NO MEU NEGÓCIO?

André Gabriel Bondan Nicolodi
André Gabriel Bondan Nicolodi

Conheça a legislação para manuseamento e embalagem de carnes para saber como começar a comercializar carnes no seu negócio.

Mas como funciona a comercialização de carnes aqui no Brasil? 

No final do primeiro semestre de 2020, o ministério da economia confirmou recordes nas vendas de carne bovina entre janeiro e julho do ano passado.  Atualmente, o consumo de carnes pela população brasileira não deve recuar tanto em 2021 em relação ao que foi no ano passado, permanecendo, assim, em alta. 

O país inteiro tem uma grande diferença no modo de comercialização das carnes devido às leis estaduais diferentes em cada estado. Geralmente, cada estabelecimento que comercializa esse produto, tem algum tipo de açougue. Pela maioria das legislações vigentes, existem dois tipos de açougue, sendo chamado do tipo A1 e A2 e cada um tem suas limitações e variam de acordo com as leis locais. 

  • A1: Nesse tipo de açougue é obrigatório existir um ambiente climatizado para a manipulação e exposição da proteína. Também é exigido seguir o manual de boas práticas de fabricação (BPF), além de contar com responsável técnico. Ainda, o estabelecimento precisa dispor de um local específico para porcionar, fatiar, embalar, re embalar e rotular as carnes e a fiambreria(embutidos e derivados lácteos). Nesse açougue é permitida a produção de carne embalada, carne moída embalada e fatiados sem a presença do consumidor final. 
  • A2: Já para o açougue desse tipo as exigências são menores, entretanto as atividades que podem ser desenvolvidas ficam mais restritas. Esses estabelecimentos estão autorizados a vender carnes, produtos de fiambreria, como queijos e fiambres – já inspecionadas na origem – no entanto, neste açougue é permitido apenas porcionar e fatiar conforme pedido do consumidor ou deixando exposto para venda em balcões de atendimento com controle de temperatura nos produtos para perdurar o tempo necessário para venda, garantindo a segurança alimentar. Porém, não é permitido embalar, reembalar, rotular e preparar produtos na ausência do consumidor final. 

contate a CONAQ para verificar a adequação legislativa de produtos alimentícios

As embalagens mais adequadas para proteínas na atualidade incluem aquelas que empregam atmosfera modificada e o método a vácuo. Essas modalidades de embalagem têm se destacado por sua capacidade em prolongar a vida útil da carne, preservando suas características e assegurando a sua segurança alimentar

Agora que descobriu um pouco do que precisa para começar a comercializar a carne no seu negócio, mas ainda tem algumas dúvidas, o que fazer?

Contate a CONAQ para realizar o aumento de vida útil, diagnóstico gratuito.

Nós da CONAQ – Empresa júnior de Engenharia Química e de Alimentos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – já estamos atuando há 31 anos no mercado e realizamos serviços pelo país inteiro. Se está com dificuldade para iniciar a sua comercialização, expandir ou adaptá-la às legislações vigentes do seu estado, entre em contato conosco para resolvermos os seus problemas. Estamos esperando você! 

 

O que é CONAQ?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal de Santa Catarina, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia química e engenharia de alimentos.

Entre em contato

FICOU INTERESSADO?

Fale agora com um de nossos especialistas!

R. João Pio Duarte Silva, 241  Florianópolis - SC

Email

contato@conaq.com.br

WhatsApp

(48) 98453-2219

Conaq | Todos os direitos reservados

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?