QUAL A DIFERENÇA DE CADA TIPO DE GORDURA NA SUA RECEITA? – Conaq

QUAL A DIFERENÇA DE CADA TIPO DE GORDURA NA SUA RECEITA?

Conheça os diferentes tipos de gordura e a importância de incorporar ingredientes que fazem o diferencial do seu produto.

As gorduras ou lipídeos são moléculas orgânicas essenciais à vida, pois assim como os carboidratos são importantes fontes de energia, além de serem fundamentais na absorção de certas vitaminas pelo nosso corpo. 

Entre seus diferentes tipos, cada uma delas traz peculiaridades variadas quando empregadas nas receitas, assim sendo necessário conhecê-las juntamente às suas características, a fim de alcançar o produto desejado com excelência no final do processo.

Vejamos as principais classificações das gorduras e alguns exemplos:

  • Gorduras insaturadas: azeite de oliva, óleo de soja, milho, girassol, canola e algodão.
  • Gorduras saturadas: manteiga, banha e óleo de coco.
  • Gordura trans: margarinas sólidas.

Considerando os tipos e exemplos, é importante atentar-se principalmente para as propriedades físicas de cada uma na hora de incorporá-las na receita, pois podem ser plásticas ou líquidas e possuem diferentes pontos de fusão (temperatura em que a gordura passa do estado sólido para o estado líquido).

 As gorduras plásticas são geralmente sólidas na temperatura ambiente e extremamente moldáveis. Já as líquidas correspondem aos óleos e azeites, totalmente líquidos na temperatura ambiente. Essas particularidades devem ser levadas em conta quando se buscam produtos mais densos ou aerados, macios ou flexíveis, saborosos e com textura.

Algo muito positivo relacionado à utilização de lipídios é também a possibilidade de aumento de vida útil dos produtos em certas vertentes alimentares, por exemplo na panificação, pois não há interação desse ingrediente com a água. Assim, esses produtos mais gordurosos têm suas características sensoriais preservadas por mais tempo, sem a perda de sabor ou textura.

Percebemos assim que diferentes tipos de gordura tem capacidades diferentes de interação com outros ingredientes da receita, promovendo resultados variados para cada finalidade. Por isso fique por dentro das características que garantem maior domínio das técnicas produtivas, e consequentemente, vão ajudar na excelência do sabor, textura, durabilidade e aspecto visual no produto final. 

Quer entender melhor como conservar seus alimentos? Leia nosso artigo: como a embalagem afeta na vida útil do alimento.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Bruna Oliveira

Diretora de Marketing

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO