SAIBA 4 VANTAGENS DE UTILIZAR POLÍMEROS – Conaq

SAIBA 4 VANTAGENS DE UTILIZAR POLÍMEROS

Conheça os materiais mais versáteis da atualidade.

Os polímeros são compostos de cada vez mais protagonismo no mercado, formados por unidades básicas de repetição chamados monômeros, e se formam assim em grandes cadeias. 

Esses podem ser naturais, isto é, materiais poliméricos encontrados diretamente na natureza que não passam por nenhum tipo de processamento. Já os polímeros sintéticos são obtidos a partir de reações industriais, tendo como fonte,  matérias primas renováveis ou não renováveis.

Mas por que esses materiais têm sido tão procurados com o passar dos anos? Saiba as 4 principais vantagens atribuídas ao uso dos polímeros:

  1. Versatilidade: existe uma infinidade de possibilidades e combinações dessas estruturas, o que faz com que sejam capazes de adaptar-se à necessidades diversas.
  2. Redução de custo: as matérias primas utilizadas são de menor custo quando comparadas à outros materiais, como por exemplo os metais.
  3. Baixa temperatura de processamento: demandam menos energia e consequentemente resultam em menos gasto energético no processo produtivo, o que também está atrelado à redução de custos.
  4. Leveza: são mais leves quando comparados a outros materiais, permitindo que sejam utilizados em diferentes meios, como por exemplo desde a indústria de embalagens até a indústria aeroespacial.

 Alguns exemplos de polímeros:

  • Polietileno: amplamente utilizado na produção de embalagens.
  • PVC: utilizado em encanamento hidráulico.
  • Isopor: promove isolamento térmico.

Os polímeros já tomam conta da indústria e têm ainda mais perspectiva para o futuro com o aparecimento dos biopolímeros, que podem ser degradados com mais facilidade pelo ambiente

É notória, portanto, a ampla gama de possibilidades quando esses materiais são utilizados, além de baratear a produção e fornecer propriedades extremamente específicas e ideais aos produtos, são versáteis e podem ter suas características facilmente ajustadas.

Gostou de conhecer sobre o assunto? Está precisando de auxílio técnico e profissional?  A CONAQ realiza um serviço de estudo da embalagem ideal para cada produto alimentício. Saiba quais são os diferentes tipos de plástico para embalagens e entre em contato conosco para um atendimento personalizado!

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.

Artigo Desenvolvido por

Bruna Oliveira
Assessora de Marketing

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO