O mercado de sorvetes tem demonstrado ser uma oportunidade promissora do mercado de alimentos, porém o sucesso da entrada no mercado depende da postura do empreendedor. O diferencial do empreendedor que permite destacar-se no mercado de sorvetes é a sua capacidade de analisar o mercado assim como a inovação em seu produto. Leia e descubra a perspectiva de mercado de sorvetes e picolés assertiva, assim como as principais ideias de produtos que comportam o mercado em crescimento e sua demanda.
No Brasil as ondas de calor tornam-se cada vez mais frequentes e com isso a procura do consumidor por sorvetes, picolés e derivados vem aumentando significativamente. A análise de mercado prevê um crescimento de 19,6% somente do mercado de sorvetes no período de 2023 até 2029 (um aumento de 24,7 bilhões de dólares).
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o Brasil permanece como o quarto maior produtor global de sorvetes, com uma produção anual estimada em 1,3 bilhão de litros. Isso equivale a um consumo médio de 6,5 litros por brasileiro a cada ano.
Isso demonstra a oportunidade que o mercado está apresentando de ser protagonista neste crescimento do mercado de sorvetes, criando produtos, expandindo atacados de sorvete e outros negócios relacionados a este ramo alimentício.
O sorvete mantém sua popularidade e lucratividade devido a vários fatores. Além de seu sabor agradável e refrescante, ele oferece versatilidade, permitindo adaptações para atender a diversas preferências, ocasiões e públicos.
A inovação perfeita é aquela que supre uma necessidade dos consumidores do mercado de sorvete, onde o volume de busca pelo produto inovador é considerável na região e que possui poucos concorrentes ou até mesmo nenhum concorrente. Tudo isso torna muito baixo o risco do lançamento do produto, pois com o lançamento assertivo pode haver um crescimento definitivo da marca. Também é notável que tais produtos seguem as tendências do mercado alimentício para 2024 em diante.
Ciente disso, nosso time de mercado fez uma coletânea das ideias mais ousadas com potencial de crescimento alto no mercado brasileiro, e até internacional.
Os sorvetes proteicos são enriquecidos com proteína, tornando-os uma opção mais saudável e satisfatória. Eles são ideais para pessoas que buscam aumentar a ingestão de proteína, como atletas, praticantes de exercícios físicos e indivíduos que seguem dietas ricas em proteínas, se tornando um produto forte no mercado de sorvetes devido a ser um produto com múltiplas finalidades.
O que torna o sorvete proteico tão relevante é que o tipo de produto alimentício mais buscado por consumidores do mercado alimentício são os suplementos alimentares, snacks e bebidas lácteas proteicas já provaram seu valor, e até hoje o mercado de sorvetes proteicos não possui concorrente algum para alguém que desenvolva tal produto.
E devido aos influenciadores fitness possuírem alta relevância nas redes sociais o marketing de um produto novo relacionado se torna fácil de executar.
Os sorvetes funcionais são formulados com ingredientes que oferecem benefícios adicionais à saúde, além do prazer do sabor. Eles podem conter vitaminas, minerais, probióticos ou outros ingredientes que promovem a saúde digestiva, imunológica ou geral. Este tipo de produto vende a melhora do desempenho corporal para o consumidor, o tornando mais relevante para compra e se destacando entre os demais, tornando-se viável para o mercado de sorvetes devido a baixa concorrência.
Os sorvetes com polpa da fruta são feitos com frutas frescas ou congeladas, proporcionando um sabor e textura mais intensos. Eles contêm pedaços reais de fruta, oferecendo uma experiência mais natural e refrescante.
Este produto possui presença de concorrentes no mercado, mas esta concorrência é pequena e regional o que torna o lançamento do produto promissor. O produto atrai o consumidor por prometer ser uma alternativa mais natural aos outros sorvetes e picolés, e fideliza o comprador através de seu sabor superior e incomparável.
Os sorvetes plant based são feitos com leite vegetal (como leite de amêndoa, soja ou coco) em vez de leite de vaca. Eles são uma ótima opção para veganos, pessoas com intolerância à lactose ou aqueles que buscam alternativas mais sustentáveis.
O sorvete plant based está em alta no mercado internacional (Como exemplo trago Wild Good), porém no Brasil não há concorrência significativa pois não há uma marca forte no mercado de sorvetes que traz como solução para a dor do consumidor este produto. E o mercado de produtos veganos é um mercado com consumidores fáceis de fidelizar com um volume significativo de busca por produtos saborosos relacionados.
Os sorvetes diet são formulados com adoçantes artificiais em vez de açúcar, tornando-os uma opção de sobremesa mais baixa em calorias e carboidratos. Eles são ideais para pessoas que buscam controlar o peso, gerenciar os níveis de açúcar no sangue ou seguir dietas com restrição de açúcar.
Os sorvetes low fat são feitos com leite com baixo teor de gordura ou leite desnatado, resultando em um produto com menor teor de gordura do que os sorvetes tradicionais. Eles são uma opção mais saudável para pessoas que buscam reduzir a ingestão de gordura, manter um peso saudável ou gerenciar os níveis de colesterol.
Apesar do menor teor de gordura, os sorvetes low fat ainda oferecem uma experiência cremosa e satisfatória. Eles são frequentemente enriquecidos com outros ingredientes, como proteínas ou fibras, para compensar a redução da gordura e fornecer saciedade.
Outra forma possível de inovar no mercado de sorvetes brasileiro é fazendo uma pesquisa dos sabores mais cobiçados do mercado internacional de sorvetes e implementando no país. O principal desafio desta inovação é conseguir fazer o consumidor experimentar pela primeira vez o produto, pois o sabor provavelmente será o principal meio de propagação deste produto.
Mas há formas de facilitar esse processo, por exemplo, existem sabores e tipos de picolés e sorvetes no mercado japonês que, se implementados no Brasil, despertaram a curiosidade do consumidor e o fidelizariam pelo sabor. Segue na imagem abaixo o exemplo do picolé japonês de waffle e baunilha, recheado com chocolate.
“Este foi o melhor picolé que comi na minha vida, porém devido a falta de disponibilidade no mercado brasileiro de algo semelhante só consegui comer uma vez.” – André Gabriel (Autor do blog)
Para encerrar com chave de ouro trouxemos alguns exemplos de inovações que estão em ascensão no mercado internacional de sorvetes, para a implementação de algumas delas é necessário maior pesquisa relacionada ao desenvolvimento do produto e em alguns há maior risco de aceitação do público. Segue os exemplos: sorvete que muda de cor, sorvete que brilha no escuro, sorvete que não derrete, sorvetes de sabores exóticos.
Amplie a variedade da sua distribuição: É possível comercializar os seus sorvetes em uma loja física, em um food truck, na praia, em eventos ou até mesmo através de encomendas online. O essencial é estar presente nos locais frequentados pelo seu público-alvo e tornar o acesso aos seus produtos mais fácil no mercado de sorvetes.
A qualidade é o alicerce do sucesso no mercado de sorvetes. Isso envolve:
Ao priorizar a qualidade, os empreendedores podem construir uma reputação de excelência, fidelizar clientes e impulsionar o sucesso do seu negócio e de sua marca. Saiba mais como lucrar com seu produto alimentício.
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