Conhecida por ser frequentemente utilizada para substituir a carne moída em produtos veganos ou vegetarianos, saiba quais suas vantagens e benefícios da proteína texturizada de soja.
A proteína texturizada de soja é um resíduo obtido na produção do óleo de soja. Por ser produzida industrialmente, é apenas possível comprá-la em mercados ou em fábricas. Ela pode ser encontrada vindo de dois processos diferentes:
1) Fiação: na qual chega a apresentar 90% de proteína em sua composição;
2) Extrusão termoplástica: a mais comum de ser encontrada no comércio, composta por cerca de 50% de proteína.
Vale ressaltar que em ambos os processos a PTS possui índices proteicos maiores que a carne de origem animal, além de possuir maiores valores nutricionais como fibras, ferro, cálcio e ômega 3.
Outras vantagens que a proteína de soja proporciona é a redução do LDL (colesterol ruim), combate à diabetes e redução da possibilidade do desenvolvimento de câncer do endométrio e da mama em mulheres.
Sendo um alimento de origem 100% vegetal e por apresentar características necessárias para o funcionamento do corpo humano, a proteína texturizada de soja é constantemente incorporada em outros alimentos que normalmente são compostos por carne. Além disso, seu aspecto granulado semelhante ao da carne moída contribui para esta substituição. É possível trocar a carne pela PTS em alimentos como: hambúrgueres, molhos, almôndegas e quibes, ou até inovar adicionando em saladas e massas.
Dessa forma, é visível que a proteína texturizada de soja é um alimento o qual tem tendência a ser procurado pelo público não só vegetariano e vegano, mas também por quem procura alternativas mais saudáveis em sua alimentação.
Sendo assim, saiba por que você deveria investir em hambúrgueres vegetarianos e conheça as tendências do mercado alimentício para alavancar seu negócio.
Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre o artigo, nos escreva abaixo na caixa de comentários.
Artigo Desenvolvido por

Maria Clara Caldas Duda
Diretora de Marketing