FIBRA DE CARBONO: O QUE É E POR QUE É TÃO USADA?

Conheça as características desse material, seu processo de produção e suas principais aplicações

Um material de alta resistência e baixo peso é um sonho para quase todas as indústrias, não é mesmo? Pois saiba que a fibra de carbono cumpre esta proposta e, por isso, está cada vez mais presente em vários setores, nos processos de produção e também nos produtos. 

Você provavelmente já ouviu falar ou, mesmo sem saber, já teve contato com algum produto que contém fibra de carbono. Nos mais diversos contextos, como esporte, engenharia e medicina, esse material simples, eficiente e muito versátil vem revolucionando o mercado industrial no século XXI. 

Mas como a fibra de carbono é produzida e qual sua utilidade? Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre a fibra de carbono!  

O que é a fibra de carbono? 

A fibra de carbono é um compósito de filamentos que possui majoritariamente carbono em sua composição, cerca de 90% do produto. Ela é formada a partir de milhares de fibras de 5 a 15 μm(micrômetros) de carbono entrelaçadas entre si, essas são mais finas que um fio de cabelo. 

Esse conjunto de fibras é reunido com o auxílio de um tipo de resina chamada de matriz. O resultado de todo esse processo é a formação de um material de alta resistência à tração, elevado módulo de elasticidade, leve e com uma resistência térmica e elétrica considerável.

Como surgiu esse material?

O primeiro registro de uma produção intencional de fibra de carbono data de 1878. A produção foi realizada pelo famoso inventor norte-americano Thomas Edison, que também é muito conhecido pela criação da lâmpada elétrica incandescente. 

Em suas experiências, Thomas Edison buscava encontrar um bom material para utilizar no filamento de suas lâmpadas. O cientista, então, realizou o processo de pirólise no algodão, que resultou na primeira fibra de carbono. 

Embora já existisse no século 19, foi somente em 1950 que a fibra de carbono se tornou um material interessante comercialmente. Nesse período, o filósofo e matemático Roger Bacon desenvolveu o processo que usa o rayon, uma espécie de seda artificial, como matéria prima. 

Apesar de ter proporcionado um avanço considerável, essa matéria-prima logo deixou de ser usada, devido ao baixo teor de carbono que possui. Foi então que, já na década de 60, após diversos estudos, encontrou-se a matéria-prima que é a principal até os dias atuais. Trata-se da poliacrilonitrila, um polímero também conhecido como PAN. 

Como é fabricada?

A produção da fibra de carbono a partir de PAN pode ser dividida em cinco etapas: Estiramento, Oxidação, Carbonização, Grafitização e, por fim, Aplicação do Epóxi.

Os processos de estiramento e oxidação acontecem praticamente em conjunto. Primeiramente, no estiramento, o polímero PAN se torna paralelo ao eixo das fibras, além de sofrer uma ciclização nas suas moléculas. 

Logo em seguida, o composto é oxidado, ou seja, são retiradas as moléculas de hidrogênio ao mesmo tempo em que se adiciona oxigênio. Esse processo ocorre em temperatura pouca alta, na faixa de 180 a 300°C.

A próxima etapa é a carbonização. Nessa etapa, o material é submetido a temperaturas altíssimas, podendo chegar a 2000ºC. Assim, são retirados todos os constituintes, deixando somente o carbono. 

Já durante a grafitização ocorre, com temperaturas acima de 1800ºC, o empacotamento das fibras de carbono, que as torna ainda mais densas. 

O último processo é a aplicação do epóxi. A fibra de carbono sozinha é resistente, mas a adição do epóxi melhora ainda mais essa propriedade. O epóxi serve como uma sustentação do material, gerando estabilidade e aproximação entre as fibras. Assim, melhora-se ainda mais o produto, já que ele se torna mais durável.

Principais aplicações

Tendo em vista as várias qualidades da fibra de carbono, o material é utilizado em diversos produtos. Abaixo, estão listadas algumas das áreas em que a fibra de carbono é muito utilizada:

  • Indústria Aeronáutica: um dos materiais mais importantes na composição dos aviões
  • Indústria Aeroespacial: Foguetes e Satélites
  • Automobilismo: Na carroceria ou revestindo o exterior
  • Esportes: Bicicletas, raquetes, pranchas de snowboard, entre outros
  • Medicina: Próteses ósseas
  • Construção Civil: Reforçando estruturas

Inovação

Por ser um material extremamente versátil, que pode ser utilizado em diversos setores e funções, a fibra de carbono é também um material muito inovador, que pode gerar muitas possibilidades no futuro. Nesse sentido, nos próximos anos, devem surgir várias novas formas de explorar esse material. 

A cada dia, surgem novos estudos e análises relacionados aos métodos de produção e às aplicações da fibra de carbono. Com isso, a tendência é que esse material esteja cada vez mais presente tanto nos processos industriais quanto nos produtos, sendo utilizado nas mais diversas áreas.

Então, caso você tenha interesse em inserir a fibra de carbono na sua linha de produção, seja para desenvolver algum produto inovador ou melhorar algum processo da sua empresa, fique à vontade para entrar em contato conosco. A Conaq terá muito prazer em te ajudar no seu negócio!

Conteúdo produzido por Gabriel de Oliveira Vargas
Picture of Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?