Entenda o processo de neutralizar as emissões de carbono e saiba por que a neutralização de carbono é essencial para a sua empresa.
Você deseja conhecer o impacto ambiental da sua empresa ou do seu evento? Gostaria de se adaptar a uma economia de baixo carbono, estar alinhado com boas práticas socioambientais e fortalecer seu negócio como uma empresa que preza pela sustentabilidade? Saiba que a neutralização de carbono é mais do que uma solução, é uma oportunidade de negócio!
Mas o que é e como funciona a neutralização de carbono?
A neutralização de carbono é uma iniciativa que visa compensar os impactos ambientais causados pela emissão de CO2 por uma empresa ou por um evento, no caso em que essa emissão não pode ser reduzida. A partir do mapeamento das emissões, é feita a conversão desse valor em uma quantidade de mudas de árvores que serão necessárias plantar para haver uma neutralização completa.
Quais atividades podem ser neutralizadas?
Simples atividades do dia a dia são responsáveis por emissões de CO2. A realização de um evento, por exemplo, implica a queima de combustível para o transporte, consumo de energia, ar condicionado, geração de lixo, entre outros fatores que impactam o meio ambiente. Assim, para realização de um evento sustentável, é necessário quantificar e neutralizar as emissões feitas durante as etapas de montagem, realização e desmontagem.
Por que fazer um projeto para neutralizar carbono?
Empreendimentos e eventos em geral estão cada vez mais adotando um posicionamento que respeite os recursos naturais e que assegure que estejam de acordo com as demandas do mundo atual. Agir dessa forma traz muitas vantagens:
- Melhora a imagem da empresa: a população está cada vez mais crítica e exigente em relação ao meio ambiente. Estar em dia é visto como um diferencial;
- Marketing verde: é uma estratégia de marketing voltada para a consciência ecológica, funcionando como uma forma de se posicionar no mercado;
- Atrai mais clientes e parceiros: atrai consumidores alinhados com esses valores;
- Afeta positivamente os lucros e o sucesso dos negócios a longo prazo: existem consumidores que abraçam essa causa e preferem até pagar mais caro por isso, o que permite aumentar sua margem de lucro.
Conhecer o impacto que a atividade da sua empresa ou evento causa no meio ambiente é o primeiro passo para aprimorar sua gestão e adequação com a legislação ambiental. Considere o que fazer com as emissões que você não consegue reduzir.
Se comprometa a minimizar o impacto do seu negócio no meio ambiente e entre em contato conosco para elaborarmos um projeto personalizado para sua empresa ou evento.
Artigo produzido por Stefanie Mandrik