REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA NO COMBATE A CRISE HÍDRICA

A diversificação do uso da água aumenta a cada ano que passa, e com isso o aumento da utilização desse recurso aumenta gradativamente, seja na indústria, nas empresas ou para o uso doméstico. Sendo assim, o Brasil atualmente passa por uma crise hídrica considerada a pior da história. 

Muitas regiões sofrem com a falta de água diariamente e não possuem acesso a esse recurso nem para o uso doméstico básico devido ao aumento do consumo e o elevado índice de desperdício de água. Dessa forma, a principal solução que especialistas consideram ser a mais efetiva no combate a crise hídrica é o aproveitamento da água da chuva, que além de ajudar no combate a crise hídrica é uma prática extremamente benéfica para o meio ambiente e reduz os gastos com água.

Desse modo, o aproveitamento da água da chuva vem sendo a principal tecnologia e inovação combatente à crise hídrica atualmente, de forma que indústrias, empresas e até residências que utilizam um sistema para captar e utilizar a água da chuva são muito reconhecidas e aclamadas pela sustentabilidade proporcionada por essa prática. 

Esse reaproveitamento da água da chuva reduz os impactos no meio ambiente causado pela captação da água de fontes naturais e preserva esse recurso natural, permitindo que mais pessoas tenham acesso a água, amenizando a crise hídrica. Além disso, reduz os riscos de enchentes no local em que ocorre esse aproveitamento da água da chuva. Portanto, essa inovação vem sendo cada vez mais utilizada e reconhecida devido ao aumento gradativo da preocupação da população com o meio ambiente e com a  sustentabilidade.

Segundo estudos, o reaproveitamento da água da chuva pode suprir cerca de 50% do consumo no local, sendo então uma alternativa muito interessante para reduzir os gastos com a conta de água ou então servir como uma fonte alternativa de abastecimento de água em momentos de estiagem e escassez de água na região. 

Dessa forma, o investimento no sistema de captação da água da chuva trará um retorno financeiro em um tempo curto, além de permitir a utilização de água em períodos de escassez e agregar valor à propriedade pela sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. 

Ademais, o IPTU Verde – recurso que premia com descontos no IPTU as edificações que utilizam água da chuva  – já é adotado em 50 municípios brasileiros e tende a ser difundido cada vez mais no país devido a mobilização para o combate da crise hídrica no país.

Posto isso, a crise hídrica no Brasil é um problema grave e alarmante, sendo assim, a principal medida para combater esse problema é a tecnologia do reaproveitamento da água da chuva em indústrias, prédios, empresas e residências. Em suma, essa prática vem sendo muito reconhecida e utilizada gradativamente por:

– Trazer diversos benefícios ao meio ambiente.

– Ser uma prática sustentável.

– Ser benéfica financeiramente para quem investe em um sistema de captação de água da chuva.

– Servir como uma fonte alternativa de água em regiões que sofrem com a crise hídrica.

Se interessou em ter um sistema de captação de água da chuva na sua propriedade? Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco para tirar dúvidas!

artigo produzido por Diego Gonçalves

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO

Open chat
Fale conosco!
Olá! Podemos te ajudar?