VANTAGENS DE TER UM MANUAL DE BOAS PRÁTICAS NO MEU RESTAURANTE

Está começando seu restaurante? Já é do ramo, mas tem algumas dificuldades? Nessa leitura você conhecerá vantagens de ter um manual de boas práticas no seu restaurante!

Estar alinhado com a legislação vigente parece ser muito complicado, com muitas medidas para fazer com a manipulação de alimentos, a incerteza de estar seguro do que está fazendo e até a segurança dos que consomem. Porém com o Manual de Boas Práticas de Fabricação(BPF) evitará multas, ou até problemas maiores.Com ele você terá muito mais noção de suas limitações produtivas, por analisar se o seu local é o mais adequado à produção. Além disso estar regularizado garante que seu negócio esteja de acordo com eventuais visitas de órgãos fiscalizadores.

  • Diminuir os desperdícios: Erros, problemas de processo e tudo que pode gerar lotes perdidos e desperdícios, irão minimizá-los pela aplicação correta do BPF
  • Impede difusão de doenças: A contaminação cruzada pode ocorrer durante a produção de diferentes alimentos em mesmo local, e deve-se ter muito cuidado para manter a alimentícia para evitar a transmissão de doenças ao contato de carnes, por exemplo, com alimentos crus.
  • Evita reações alérgicas , Muitas pessoas têm alergias a alguns tipos de alimentos, que nem sempre necessitam do isolamento completo durante o preparo, mas que não pode ocorrer contato entre esse alimento e os demais.. Assim tendo bem estruturado as etapas ,consequentemente dará um  aproveitamento muito maior e diminuirá ostensivamente possíveis contaminações.

Estas são os diferenciais os quais seu empreendimento terá à frente de outros, portanto o manual de BPF e os processos operacionais padronizados (POPs) são de suma importância de serem estabelecidos em um restaurante, pois permite uma menor contaminação cruzada dos alimentos, facilitará sua produção, dará mais segurança alimentar ao consumidor e permitirá também uma diminuição de perdas. Isso faz com que o resultado final para o cliente vá além da comida, faz com que atinja seu processo de fabricação, assim como os materiais operacionais e matérias primas que são melhorados, assim agregando uma qualidade de processo e de segurança alimentar muito importante ao produtor!

  Viu o quanto de oportunidades você pode ter? Ainda está com dúvida em investir na sua produção? Veja mais oportunidades do porquê contratar uma consultoria na área de alimentos!                

Artigo desenvolvido por Matheus Wander da Silva.

Equipe Conaq
Equipe Conaq

Gostou deste artigo? compartilhe nas redes!

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

DEIXE UM COMENTÁRIO